Criar um projeto de SEO é relativamente simples, mas o importante de verdade é a gestão de seus sites ou blogs. Gerenciar conteúdos, realizar monitoramentos e fazer manutenções técnicas devem estar entre suas tarefas como profissional de SEO.
Nesta publicação vamos conferir as etapas necessárias para dar os primeiros passos em relação a otimização de suas páginas, de modo que seu projeto fique mais amigável para o Google e outros buscadores na internet. Confira, especialmente se estiver criando seus primeiros projetos de SEO.
Versão de Testes
Começando pelo básico de ter uma versão local para realizar testes no WordPress, faça o máximo de configurações que possam simular o ambiente de produção ou simplesmente a versão do seu site no ar.
Por boa prática todo projeto deve ter uma documentação, e com SEO esta tarefa talvez seja mais importante ainda, pois é comum que várias pessoas trabalhem no mesmo ambiente, como desenvolvedores e analistas. Então, quando houver modificações, com uma documentação fica mais simples de gerenciar.
SEO OnPage
Quem vem da área de desenvolvimento web naturalmente terá maior facilidade para trabalhar com as questões de OnPage num site. Estar acostumado com o manuseio de códigos facilita bastante a vida de quem trabalha com WordPress. Faça as primeiras otimizações em suas páginas, focando no que chamamos de SEO básico.
Plugins de SEO
Todo projeto de SEO conta com a utilização de plugins WordPress, que servem para otimizações básicas e inclusive para auxiliar com as questões técnicas, que são ótimas para o profissional de SEO.
Rank Math
Rank Math é um plugin de SEO voltado principalmente para as questões relacionadas com a indexação de suas páginas ou conteúdos, como configurar robots, sitemaps e meta descriptions. Também pode ser utilizado para questões mais avançadas como dados estruturados e gerenciamento de links.
WP Sweep
Uma simples edição num post ou página gera uma nova revisão, que será salva em sua base de dados, mas que você simplesmente não irá precisar a acaba se tornando lixo. E a questão é que esta sujeira pode impactar o seu site negativamente, deixando o mesmo mais lento.
WP Sweep possui este nome justamente por varrer e apresentar todas as informações que podem ser deletadas, para liberar espaço e melhorar o desempenho do banco de dados do WordPress.
All In One WP Migration
Este não é necessariamente um plugin de SEO. Mas o All In One WP Migration cumpre uma tarefa muito importante para profissionais de SEO, que é a migração de sites. Quem já precisou migrar diversos domínios para um só com foco em SEO sabe como este tipo de plugin pode ser uma mão na roda.
Ferramentas Para Desenvolvedores
Uma vez que o seu site está no ar, temos o que podemos chamar de versão Beta. E num projeto de SEO realizamos alguns testes técnicos, que servem inclusive para avaliar o desempenho do servidor de sua hospedagem. Existem diversas ferramentas deste tipo, mas pode começar pelas listadas abaixo.
- GTmetrix: ferramenta que simula o acesso sendo feito de dispositivos em outros países e oferece alguns insights básicos sobre a otimização de suas páginas e o carregamento do seu site.
- PageSpeed: a ferramenta para desenvolvedores do Google é mais avançada e apresenta informações essenciais para o profissional de SEO, em relação aos acessos em dispositivos móveis e em desktops.
- Dead Link Checker: com esta ferramenta faz uma varredura e confere se não existem links quebrados ou com algum tipo de problema em suas urls.
Ferramentas de SEO
- Google Search Console: voltada inicialmente para os webmasters, a ferramenta do Google se tornou simplesmente obrigatória para projetos de SEO, com informações que mesclam entre a indexação e a experiência dos usuários.
- MOZ: possui uma versão gratuita da ferramenta que pode ser útil na análise de domínios, com a dica de que pode analisar os domínios de seus concorrentes.
- SEMrush: quase um canivete suíço de tantas funcionalidades. Na SEMrush consegue criar gratuitamente um projeto de SEO, em que poderá gerenciar diversas questões como os seus conteúdos e o posicionamento de algumas palavras-chave.
- Ahrefs: a dica para quem vai utilizar esta ferramenta em seus projetos de SEO é configurar a indexação de suas páginas para o modo mais completo; pois oferece mais informações que os buscadores tradicionais, que somente seguem o sitemap do site.
Análise de SEO
Depois que configurar o seu projeto de SEO, as ferramentas irão realizar uma auditoria no seu site. Estes relatórios são importantes, entre outras coisas, por apresentar questões que nem sempre nos atentamos, como o tamanho de títulos e descrições.
Seguindo os resultados, faça um trabalho de SEO OnPage para garantir que as otimizações básicas estão de acordo com as boas práticas. Isto é importante para que o seu site não fique com nenhuma falha ou até mesmo algum tipo de vulnerabilidade.
Otimização Técnica
Depois que considerar que o seu site está pronto, chega o momento de fazer otimização técnica em seu projeto. Comece configurando uma CDN, como o Cloudflare, que é importante para o carregamento e entrega de seus conteúdos com segurança. Depois faça uma nova checagem no PageSpeed e GTmetrix.
Depois de conferir o desempenho técnico pode ser o caso de fazer novas otimizações e até mesmo utilizar novos plugins para WordPress. Seja como for, o trabalho de quem faz a gestão de um projeto de SEO é garantir que tudo está otimizado e rodando da melhor maneira.