Página de Erro 404: Como Resolver

Página de Erro 404: Como Resolver

Dicas de SEO

Transformar uma frustração em conversão. Este deve ser o principal objetivo de uma página de erro 404. Independentemente do motivo pelo qual seu visitante foi direcionado para esta página, é possível resolver e inclusive aproveitar como estratégia de marketing digital.

Utilizar páginas 404 de forma criativa não é uma novidade e pela web é possível encontrar diversas galerias e guias com exemplos para inspiração. Vamos mostrar algumas técnicas e pontos importantes que você deve seguir para conseguir criar uma página de erro que lhe traga benefícios. Mas antes vamos entender como estas páginas funcionam e como resolver quando este erro acontecer no seu site.

O Que é o Erro 404?

O Erro 404 – Página Não Encontrada (ou em inglês 404 Error – Page Not Found) é um código de status HTTP que indica que a página solicitada não foi encontrada no servidor.

Em termos mais simples, quando um usuário tenta acessar uma URL específica, o servidor não consegue localizar a página correspondente e retorna o código de erro 404. Isso pode ocorrer por diversas razões, como a remoção da página, alterações na estrutura do site, ou a digitação incorreta da URL pelo usuário.

Para mitigar o impacto negativo do erro 404, é recomendável personalizar a página de erro, oferecendo uma mensagem amigável ao usuário e sugestões de navegação para direcioná-lo a outras partes do site.

No seu projeto de SEO os gestores devem monitorar regularmente e corrigir links que levam a páginas inexistentes, seja por meio de redirecionamentos ou atualizações na estrutura do site, para melhorar a experiência do usuário e manter a saúde do SEO, evitando penalizações nos motores de busca.

Como o Erro 404 Prejudica um Site

O erro 404, indicando que uma página não foi encontrada no servidor, pode prejudicar seu site de diversas maneiras.

Primeiramente, impacta negativamente a experiência do usuário, frustrando visitantes que esperam encontrar informações específicas. Isso pode resultar em altas taxas de rejeição, indicando aos motores de busca que seu site pode não estar oferecendo conteúdo relevante. Além disso, os motores de busca valorizam a consistência e a indexação completa do conteúdo.

Se várias páginas do seu site retornam o erro 404, isso pode levar a uma redução na classificação geral do site nos resultados de pesquisa. A falta de cuidado em corrigir ou redirecionar esses erros pode sinalizar aos motores de busca uma gestão inadequada do site, afetando ainda mais a reputação online.

A presença de links quebrados também pode comprometer a eficácia das estratégias de link building, uma vez que outros sites podem hesitar em vincular-se a um conteúdo que não está acessível. Portanto, é fundamental monitorar e corrigir rapidamente os erros 404, implementando redirecionamentos apropriados ou criando páginas de erro 404 personalizadas para manter a integridade da experiência do usuário e a saúde do SEO do seu site.

Página de Erro 404: Como Resolver

Como Resolver o Erro 404 (Página Não Encontrada)

Por boa prática, sempre que modificar suas urls ou alterar o nome de seus arquivos é necessário atualizar seus conteúdos e quando preciso deve fazer o redirecionamento para o novo caminho. Isto é essencial inclusive para a indexação de suas urls pelos motores de busca ou robôs.

Mas dependendo do tamanho do projeto e inclusive a quantidade de pessoas envolvidas pode acontecer de algumas urls não estarem funcionando e o responsável pelo site não perceber. Então é preciso fazer uma varredura pelo site, de tempos em tempos, para conferir se todas as urls estão Ok.

Ferramentas como a Dead Link Checker fazem este trabalho para você. Depois que checar as suas urls, caso algum link esteja quebrado, deve corrigir, atualizar o conteúdo e depois avisar as ferramentas de busca sobre a correção.

Vale ressaltar que as urls com problemas podem ser de links externos, em que nem sempre você terá o controle, então este trabalho de checagem é muito importante.

Redirecione as URLs

Para garantir que seus usuários sejam direcionados para o link correto quando acessarem uma url que foi alterada, a melhor maneira é configurando o htaccess de seu site. Não vamos estender sobre o funcionamento deste arquivo, mas basicamente deve configurar conforme a imagem abaixo.

Redirect htaccess

Vale mencionar que caso seu projeto seja em WordPress, existem alguns plugins para gerenciar seus redirecionamentos.

Monitore Suas URLs

Monitoramento e checagem de urls é uma função nativa das principais ferramentas de SEO, mas a opção mais prática é utilizar o Google Search Console. Na verdade, a própria ferramenta envia alertas quando houver problemas de indexação com as suas urls.

Google Search Console

No Google Search Console também é possível informar as correções e inclusive solicitar uma nova indexação de suas urls.

Google Search Console Indexação

Criando Uma Página de Erro 404

Nos temas WordPress temos o arquivo 404.php que é apresentado quando um link ou url está incorreto. Para visualizar a página 404 do seu tema basta tentar acessar uma url que não existe.

E para criar as suas páginas 404 o processo será semelhante ao de qualquer desenvolvimento web, em que deve seguir o estilo do seu template. Inicialmente, no que se refere à codificação, o único ponto que irá diferenciar uma página de erro das outras do seu site é o Header, que deve apresentar a informação do status 404.

Header 404 Page

São muitas as possibilidades para fazer desta página mais uma oportunidade de promover o seu site. Vamos passar por alguns tópicos que podem servir de inspiração para quem estiver criando suas páginas de erro 404.

Faça um 404 Criativo

Criatividade deve ser o pilar para a criação de sua página de erro 404. Seu conteúdo precisa ser informativo, deixando claro que algo está errado, mas ser capaz de surpreender quem estiver visualizando, de modo que transmita uma mensagem positiva sobre o seu site.

Para iniciar o processo de criação procure entender o comportamento de seus visitantes e os possíveis motivos que fizeram com que eles fossem direcionados para a sua página de erro. Neste raciocínio consegue ter uma boa ideia de como agradar e fazer com que encarem como natural o possível problema.

Pense na Usabilidade

Usabilidade é muito importante para um site, principalmente na página de erro 404, pois ela servirá para dar um norte para seu visitante.

Entendemos como Usabilidade a facilidade para alguém utilizar um produto ou ferramenta, que pode ser em forma de software, website, entre outros. Então deve se esforçar para que seu site seja objetivo e com a navegação bem clara, para que seu visitante encontre o que procura sem problemas.

Imagine que seu visitante está perdido e precisando de ajuda para entender onde está e o que deve fazer para encontrar o que procura. Assim, comece explicando os possíveis motivos dele estar visualizando sua página de erro 404. Depois é preciso instruir para que saiba o que é possível fazer a partir do ponto em que se encontra.

Pensando na usabilidade, um formulário para fazer pesquisas e um possível mapa do site são excelentes para realizar a tarefa de auxiliar os seus visitantes.

Cative os Visitantes

Mesmo que o erro seja de responsabilidade do seu visitante, que realizou alguma ação incorretamente, você pode aproveitar para cativar e até mesmo conquistá-lo.

Uma boa forma de cativar é criando uma página com algo bem humorado. Como nem sempre poderá incluir humor na descrição de seus produtos ou serviços; este é um bom momento para aproveitar e incluir algo descontraído entre os seus conteúdos. Inclusive, isto pode aumentar as possibilidades de sua página ser compartilhada e de seus visitantes voltarem.

Como modo de cativar seus visitantes, seja prestativo e se mostre preocupado em ajudar todos que estiverem “perdidos”. Na sua página de erro 404 inclua todos os seus canais de atendimento, deixando claro que podem ficar à vontade para entrar em contato.

Foque em Conversões

Não importa o tipo de empreendimento, todo site deve ter um foco em conversões, como realizar vendas ou pelo menos gerar leads através de suas páginas. Utilizar da sua página de erro 404 com a intenção de que seus usuários realizem algum tipo de conversão é uma excelente estratégia.

Com a premissa de que podem se cadastrar ou baixar algum material rico, você pode desenvolver sua página de erro 404 com algum tipo de formulário ou CTA para que realizem uma conversão.

Utilize Para Conteúdo

Muito se fala da importância de ter um site original e útil, mas ainda são poucos os que aproveitam a oportunidade de utilizar uma página como a de erro 404 para incrementar os seus conteúdos.

Um conteúdo único é fundamental, então utilize da sua criatividade para fazer algo realmente interessante e que faça as pessoas curtirem e compartilharem entre seus seguidores ou conexões nas redes sociais, por exemplo.

Considere as Oportunidades

Quando acessa galerias de templates de páginas de erro 404 confere algumas das oportunidades de marketing. Caso nunca tenha se atentado, conteúdo funciona para link building e sua página de erro 404 pode fazer parte de sua estratégia para conquistar backlinks.

São diversas as possibilidades para a sua estratégia de construção de links; e pode ir do humor, com conteúdos descontraídos; até interagir com jogos e outras distrações.

Tenha um Site Amigável

Por último, mas não menos importante, apesar de estarmos falando de páginas de erro 404, reforçamos que todo o seu site precisa ser amigável. Então aproveite este trabalho de avaliação e correção para conferir se todo o site está amigável e semântico; acessível para os principais navegadores; com um bom tempo de carregamento; com design responsivo ou com uma versão para dispositivos móveis.

Todos os pontos apresentados servem para incrementar sua página de erro 404, além de impulsionar a popularidade de seu projeto. Portanto, é fundamental que todo o seu site seja amigável, e não apenas a página de erro 404.

E então, como foi resolver o contratempo da página de erro 404? Se quiser, você pode deixar um comentário e compartilhar a sua experiência com outros gestores que acompanham o Guia do SEO, Otimização de Sites.

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