Se quem pretende comprar uma roupa consulta o Google, imagina quem pretende comprar um bem de valor agregado tão alto como o de um imóvel? Não importa onde, quando ou como; os possíveis clientes de qualquer imobiliária irão realizar pesquisas e procurar mais informações sobre os imóveis, além da própria empresa que o está vendendo. Portanto, é fundamental que toda imobiliária realize um trabalho de SEO para aparecer no Google de maneira assertiva.
A otimização de sites para negócios locais é crucial para aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa locais, atrair clientes na área geográfica específica e construir uma presença online forte, contribuindo para o sucesso e crescimento do negócio em nível local.
Caso possua um empreendimento imobiliário, confira as informações sobre a otimização de sites (SEO) e como funciona para imobiliárias.
Como Funciona o SEO Para Imobiliárias
Inicialmente, o trabalho de SEO para imobiliárias funciona da mesma maneira que em outros tipos de empreendimentos, então o profissional responsável pela otimização do site deve garantir um ótimo desempenho técnico e visual, para que o mesmo seja o mais amigável possível.
Já com o site devidamente otimizado, é necessário seguir as regras de negócios e outros requisitos envolvidos num negócio imobiliário. Por exemplo, é fundamental que se realize um trabalho para garantir que todas as urls ativas estejam disponíveis e que as urls dos empreendimentos excluídos sejam removidas dos resultados do Google.
SEO Para Imobiliárias
A chave para ter sucesso com o SEO para imobiliárias é conhecer os indicadores que o Google considera no momento de determinar a qualidade ou autoridade de um site e usar a favor do seu projeto.
Para conferir e otimizar o site de uma imobiliária, listamos os pontos a serem otimizados e separamos em três passos, que podem ser trabalhados numa espécie de checklist de SEO.
Passos Para Otimizar Sites de Imobiliárias
- 1. Local SEO: cadastro das informações do negócio localmente.
- 2. OnPage SEO: otimização da estrutura do site.
- 3. OffPage SEO: cadastro, organização e otimização de canais digitais do projeto.
Local SEO Para Imobiliárias
Local SEO é o que muitos profissionais chamam de arrumar a casa, pois basicamente indica ao Google as principais informações sobre o empreendimento como a localização, contato, avaliações e outras informações que envolvem a sede física de um negócio.
Google Meu Negócio
Depois de fazer o cadastro no Google Meu Negócio, deve garantir para que todas as informações no perfil sejam claras e principalmente atrativas. Além de informar as opções básicas como endereço, horário de funcionamento e contatos; não deixe de incluir fotos e listar os serviços prestados pela imobiliária.
Invista em Reviews
No Google Meu Negócio você pode inclusive solicitar avaliações enviando mensagens para que seus contatos façam um review de seus produtos ou serviços. Mas vale a pena solicitar esta avaliação inclusive de quem ainda não é cliente da imobiliária.
Utilize Schema
Schema é um conjunto de dados estruturados que servem para indicar aos buscadores algumas informações em relação ao conteúdo de uma página. No caso do site de uma imobiliária, pode informar características que envolvem o negócio localmente.
OnPage SEO Para Imobiliárias
Num site para imobiliárias o visual deve ser muito bem trabalhado para apresentação de todos os imóveis disponíveis.
Utilizando as práticas de SEO OnPage, o profissional de SEO deve garantir a parte técnica e inclusive que as informações sobre os empreendimentos sejam claras no site, para não gerar dúvidas ou erros de entendimento. Confira alguns itens que pode investir para melhorar a experiência de seus usuários enquanto navegam pelo site.
Priorize o Mobile
Imagine que o corretor está no imóvel com os clientes e de repente surgiu uma dúvida sobre alguma informação no site da imobiliária. Ele precisa acessar de seu smartphone e além de encontrar facilmente precisa que isso aconteça rapidamente. Este é um bom exemplo de como o mobile no site de uma imobiliária deve ser priorizado.
Desenvolva Landing Pages
Talvez a principal vantagem de uma landing page seja a possibilidade de aumentar a taxa de conversão nas suas investidas. Vale a pena criar uma filosofia de otimizar as páginas dos principais empreendimentos promovidos.
Inclua e Otimize Vídeos
Mesmo com alta qualidade, as fotos podem deixar um pouco a desejar, limitando as características que os visitantes gostariam de ver num imóvel. Invista na produção e otimização de vídeos para todos os empreendimentos disponíveis no site.
Destaque os CTAs
Formulários, botões de chat e links de contato devem estar bem destacados dentro do conteúdo das páginas. Neste momento vale a pena inclusive acessar de diversos navegadores diferentes, pois a formatação pode mudar bastante entre um e outro.
Cuide da Linkagem Interna
Linkar urls antigas sempre que adicionar novas e conferir se não existem links quebrados são alguns dos exemplos sobre o que deve monitorar e garantir na sua estratégia de linkagem interna.
Mantenha um Blog
Manter um blog é estratégia sensacional de SEO, mas a dica é a de realizar publicações com conteúdos regionais. Por exemplo, pode publicar sobre as regiões dos imóveis ou então sobre os principais comércios locais, além de realizar publicações sobre curiosidades da cidade e suas regiões.
Monitore Palavras-Chave
Cada usuário realiza suas pesquisas de uma maneira, sendo que de tempos em tempos as características dessas pesquisas mudam. É importante manter um trabalho de pesquisa de palavras-chave para monitorar comportamentos e inclusive ter insights para conteúdos e até mesmo campanhas.
OffPage SEO Para Imobiliárias
Além de monitorar as suas urls em outros sites, o profissional de SEO deve realizar um trabalho para conquista de backlinks. Também é preciso otimizar as redes sociais e outros canais externos em que a imobiliária estiver cadastrada.
Cadastre em Diretórios de Sites
Cadastrar o site da imobiliária em agregadores de negócios imobiliários é uma prática quase que básica, mas a dica é procurar diretórios de negócios, que também podem render backlinks e inclusive avaliações.
Otimize as Redes Sociais
Faça uma otimização exclusiva para a página do Facebook com textos bem descritivos e inclusive persuasivos. As postagens nos perfis sociais (fotos ou vídeos) também precisam ser realizadas de modo otimizado, com arquivos devidamente tratados, além de utilizar as hashtags adequadas.
Crie um Canal no YouTube
Dependendo do tamanho da imobiliária um canal no YouTube pode demandar bastante para o profissional de SEO. É fundamental que tenha uma ótima organização e faça gerenciamento dos vídeos e inclusive das playlists do canal. Voltando ao blog, sempre que possível incorpore os vídeos do YouTube nas publicações.
Mensuração de Resultados em SEO
Para começar o trabalho de mensuração é preciso definir quais serão as suas metas. No caso de um projeto de SEO, pode monitorar o tráfego, a qualidade das visitas e as conversões que forem realizadas de modo orgânico. Utilizando uma ferramenta de mensuração como o Google Analytics, garanta que as principais métricas estão sendo monitoradas.
Crie a filosofia de realizar mensurações semanais, além da final mensal. É importante acompanhar regularmente para obter ótimos resultados e isso inclui acessar o Search Console e as ferramentas de SEO utilizadas no projeto. Se possível, crie um dashboard com as principais métricas de SEO.
Importância do SEO Para Negócios Locais
A otimização de sites (SEO) desempenha um papel fundamental para negócios locais, proporcionando visibilidade online e atraindo clientes na área geográfica específica.
Fazer a otimização de conteúdo local, como o uso estratégico de palavras-chave relacionadas à localização, permite que os motores de busca associem o negócio a consultas relevantes, aumentando as chances de aparecer nos resultados de pesquisa locais.
A criação e manutenção de perfis consistentes em diretórios locais, como Google Meu Negócio, Yelp e outros, são essenciais para garantir uma presença consistente nas listagens de empresas locais. Informações precisas sobre endereço, horário de funcionamento e avaliações positivas nessas plataformas contribuem significativamente para a confiança dos consumidores locais.
Quando realiza a otimização técnica do site, incluindo a implementação de tags locais, estrutura de URL amigável e otimização de velocidade de carregamento, garante que os motores de busca compreendam e classifiquem o site corretamente em pesquisas locais. Isso aumenta a probabilidade de ser exibido nos resultados relevantes para usuários locais.
A estratégia de link building também desempenha um papel importante na otimização local, envolvendo a obtenção de links de sites locais confiáveis. Esses backlinks fortalecem a autoridade do domínio e sinalizam aos motores de busca a relevância do negócio para a comunidade local.
Esperamos que não tenha problema em implementar todas as otimizações necessárias em seus projetos, mas se quiser pode deixar um comentário e compartilhar sua experiência com outros profissionais de SEO que acompanham o Guia do SEO, Otimização de Sites.